
The Cheetah Girls é um girl group americano criado pela Walt Disney Company, que protaginizou o bem-sucedido filme The Cheetah Girls, e suas sequências, The Cheetah Girls 2 e The Cheetah Girls: One World, cujas trilhas sonoras já venderem mais de 3 milhões de cópias.
Mesmo cantando juntas desde 2003, em seu primeiro musical, o grupo só veio a se tornar oficial em 2005.
O trio, formado pelas atriz e cantoras Adrienne Bailon, Kiely Williams e Sabrina Bryan, arrecadou cerca de 36 milhões de dólares com uma turnê entre 2006 e 2007,[1] que ficou entre as 10 melhores do ano e até os dias atuais é a mais bem-sucedida na Disney.
Em 2007, o grupo assinou contrato com a Hollywood Records, onde gravaram seu primeiro álbum oficial, TCG, que estreou já entre os 50 mais bem colocados do Billboard 200.
As Cheetah Girls já ganharam sete prêmios da Radio Disney e um prêmio da Associação Nacional da Comunicação.
Biografia
Formação
Em 1999, Deborah Gregory começou a escrever uma série de livros contando a história de um grupo de meninas de diferentes origens que lutavam para chegar ao topo das paradas musicais.
Elas eram as "Cheetah Girls" e em 2003 o Disney Channel lançou um telefilme inspirado na série de livros, com o mesmo nome e as mesma histórias.
A famosa Raven-Symoné foi convidada para viver Galleria, estrela principal do filme, pelo seu destaque no seriado As Visões da Raven. As integrantes do grupo de hip-hop e R&B 3LW, Adrienne Bailon e Kiely Williams,também ganharam papéis no filme, respectivamente, Chanel e Aqua. E a dançarina Sabrina Bryan ficou como Dorinda.
O filme fez sucesso e em 2005 as Cheetah Girls viraram um grupo real.
Raven já tinha uma carreira solo, prosseguiu com ela e não entrou pro grupo.
Adrienne e Kiely prosseguiram em carreira paralela com o 3LW e as Cheetah Girls, junto com Sabrina.
2005: Cheetah-Licious Christmas
O grupo começou, oficialmente, em 2005. O primeiro trabalho das garotas foi no CD DisneyMania 3, onde participaram com sua primeira música, I Won't Say (I'm in Love).
Em dezembro, as Cheetah Girls, se apresentando ainda como Aqua, Chanel e Dorinda, lançaram seu primeiro álbum, Cheetah-licious Christmas.
O CD natalino trazia músicas tradicionais e novas, todas com tema natalino, em um ritmo bem pop.
No mês de dezembro, as Cheetah Girls fizeram sua primeira turnê de shows, Cheetah-Licious Christmas, assim como o CD e a canção, os shows tinham cenários enfeitados com objetos relcionados ao natal, como caixas de presentes e bengalas doces enormes.
2006: The Party's Just Begun
As Cheetah Girls foram, junto com Raven-Symoné e Belinda, para Espanha, gravar o filme The Cheetah Girls 2, que na época da estréia foi o DCOM mais assistido, ultrapassando High School Musical, e hoje em dia é o quarto mais assistido nas estréias, perdendo apenas para High School Musical 2, Camp Rock e Jump In!.
O filme foi um sucesso e gerou uma turnê muito bem-sucedida, a The Party's Just Begun Tour, que durou cerca de 5 meses.
Em um show no Texas as Cheetah Girls bateram recorde de lotação do estádio Relliant,em 3 minutos de show mais de 80 mil ingressos foram vendidos, anteriorment de Elvis Presley, e arrecadou cerca de 36 milhões com pouco mais de 80 shows e produtos relacionados.
A turnê também rendeu o segundo CD das Cheetah, In Concert: The Party's Just Begun Tour, onde as três começaram a se impor como Kiely, Adrienne e Sabrina.
2007: TCG
No início do ano, as Cheetah Girls anunciaram um novo CD, que não seria trilha sonora, nem um CD de música natalina, e sim o primeiro (e Talvez único) CD oficial.
A gravação do CD foi feita na Hollywood Records, o que não rompeu o ligamento delas com a Walt Disney Records.
Elas ainda voltariam a esta para gravar trilhas de filmes e fazer participações em álbuns, como Disneymania.
Ao participarem do Disney Channel Games 2007, elas lançaram a primeira música, So Bring it On, um pop-rock bem agitado que virou tema de Twitches Too.
Em setembro foi lançado o tão esperado álbum, TCG, que trouxe composições das próprias Cheetah, músicas mais maduras e as aparesentou como as artistas, e não as personagens.
O trabalho com o CD foi interrompido por causa das gravações do filme The Cheetah Girls: One World, que começaram menos de quatros meses depois.
2008: One World
As Cheetah foram para Índia, para gravarem seu terceiro filme, The Cheetah Girls: One World, dessa vez sem Raven-Symoné, que estava ocupada com outros projetos e por isso sua personagem, Galleria, seguirá para a faculdade e não está presente no filme.
O filme gerou teve bastante promoção e contou com o seriado "Road to The Cheetah Girls: One World", que mostrava os bastidores do filme, mas mesmo assim foi a pior audiência dos três filmes das Cheetah Girls.
Em outubro as Cheetahs seguiram com mais uma turnê, a One World Tour, a mais grandiosa e mais bem produzida de todas, e ficaram em turnê até o fim do ano.
Nesse ano, as meninas também começaram a se dedicar a projetos solo, Sabrina gravou "Byou 2" e lançou o livro "Princess of Gossip", Kiely atuou na comédia "The House Bunny" e todas se dedicam a álbuns solos .
2009: O fim A Cheetah Kiely Williams deu uma entrevista dizendo que a turnê "One World" foi, provavelmente, a última das meninas,[2] já que todas lançarão álbuns solos em 2009. Adrienne também disse que ainda tem esperanças de que a Disney faça mais um filme com elas, se por acaso a Disney o fizer será gravado no Brasil, "Adoraria que o quarto filme fosse gravado no Brasil" Disse Kiely na entrevista.[3] Mais recentemente, Adrienne alegou que elas e as Cheetah Girls se separaram,[4] mas que isso não interfere em sua amizade.